Audi cria carros que se comunicam com sinais de trânsito

TECNOLOGIA

Tecnologia visa diminuir congestionamentos e aumentar a segurança no trânsito (Foto: Wikipedia)

A montadora alemã Audi está lançando nos Estados Unidos uma tecnologia que permite que carros da marca se comuniquem com sinais de trânsito. O sistema faz o carro detectar com antecedência quando os sinais sairão da luz vermelha para a verde e iniciar uma contagem regressiva para o motorista no painel do carro.

A previsão de quando o sinal vai abrir ou fechar será feita através de informações trocadas via wi-fi entre o carro e sinais de trânsito equipados com internet. Nos EUA, a maioria dos sinais já dispõe dessa tecnologia.

A tecnologia, conhecida como “veículo para infraestrutura” (V-to-I), visa diminuir congestionamentos e aumentar a segurança no trânsito. Segundo a Audi, modelos Q7 e A4 dotados com a nova tecnologia serão colocados à venda em 2017. A montadora espera que o sistema seja aplicado em pelo menos cinco cidades dos Estados Unidos.

“Esse sistema representa um primeiro passo em direção à integração entre veículo e infraestrutura”, disse Pom Malhotra, diretor geral do departamento de veículos conectados da Audi. De acordo com Malhotra, a informação de quando o sinal vai abrir ou fechar diminuirá a ansiedade do motorista. Além disso, a contagem permitirá que o motorista comece a frear com antecedência.Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação