Uma verdade procedente

Copa aumenta risco de exploração sexual infantil

Detalhe do cartaz da conferência sobre turismo sexual infantil em Paris (Fonte: Reprodução/Divulgação)

Uma conferência internacional realizada nesta terça-feira, 23, em Paris, na França, intitulada “Turismo Sexual Envolvendo Crianças e Grandes Eventos Esportivos”, gerou um alerta sobre o risco de aumento da exploração sexual infantil no Brasil durante a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Durante o evento foi divulgado um estudo coordenado por um pesquisador do Serviço Social da Indústria (Sesi), que relacionou o turismo de lazer e a exploração sexual de menores no Brasil.

A conferência em Paris contou com a participação de organizações de combate à exploração sexual infantil e também de profissionais do setor de viagens de vários países.

A organização Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais (ECPAT, na sigla em inglês) anunciou o lançamento de uma campanha internacional, intitulada “Não Desvie o Olhar”, que contará com o apoio do Sesi. A campanha visa evitar o agravamento do problema durante os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil.

Ampliação do número de casos

O pesquisador Miguel Fontes, do Sesi, ressaltou que “a exploração sexual de crianças e adolescentes está ligada às atividades turísticas de lazer. Por isso, podemos projetar que a realização de grandes eventos esportivos mundiais, ao promover um aumento do fluxo de pessoas (para o Brasil), pode ampliar o número de casos desse tipo”.

Ainda de acordo com Fontes, a região Nordeste concentra 37% dos casos de exploração sexual de menores no país. Esse tipo de problema atinge crianças por volta de 11 anos, em média.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇAS ARMADAS

O CARA QUE SE ACHA..SEM NUNCA TER SIDO!