Tire as suas dúvidas sobre o 2° turno

Mais de 31 milhões de eleitores vão às urnas em 50 cidades neste domingo (Fonte: Reprodução/ABr)

O eleitor que vota em uma das 50 cidades brasileiras que terão 2° turno, mas não puder comparecer à urna, precisa entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral em qualquer seção eleitoral mais próxima do local onde estiver.

Caso esteja em uma cidade onde não haverá 2° turno, o eleitor pode entregar a justificativa em um cartório eleitoral. Confira no site do Tribunal Superior Eleitoral os endereços de todas as zonas eleitorais do Brasil.

Para apresentar a justificativa, é preciso levar documento de identificação com foto e saber o número do título de eleitor. O formulário pode ser obtido no site do TSE ou retirado nos cartórios eleitorais e nos locais de votação neste domingo, 28.

Também é possível consultar o número do título, além do endereço da seção eleitoral e o número da zona através do site do tribunal.

Voto obrigatório e facultativo
Mesmo quem não votou no 1° turno é obrigado a votar no 2° turno ou justificar a sua ausência. Quem não o fizer no próprio dia da eleição tem até 60 dias para comparecer em qualquer cartório eleitoral ou nos Correios e apresentar um requerimento dirigido ao juiz da zona eleitoral na qual esteja inscrito.

O voto é obrigatório para brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70 anos, incluindo estrangeiros naturalizados. No caso de analfabetos, jovens com idades entre 16 e 18 anos, além de idosos com mais de 70 anos, o voto é facultativo.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação