Como foram inventadas as bicicletas?

Você pode pensar que uma invenção tão simples como a bicicleta não deve ter passado por grandes complicações. Entretanto, essa invenção altamente popular tem uma história repleta de controvérsias. As histórias que contam sobre a invenção da bicicleta muitas vezes são contraditórias entre si. Entretanto, uma coisa é certa: As primeiras bicicletas não se pareciam em nada com as de hoje em dia.


Diversas fontes contam que um veículo de tração humana com rodas foi criado muito antes da bicicleta se tornar um meio de transporte. Em 1418, um engenheiro italiano, Giovanni de la Fontana, construiu um dispositivo de tração humana que consistia em quatro rodas e um laço de corda conectado por engrenagens.

Em 1813, cerca de 400 anos após Fontana construir sua engenhoca com rodas, um aristocrata alemão e inventor chamado Karl Drais começou a trabalhar em sua própria versão de um veículo de tração humana de quatro rodas. Então, em 1817, Drais lançou um veículo um pouco diferente, com apenas duas rodas, conhecido por muitos nomes na Europa, entre eles, Draisine, "máquina de correr" e "cavalo de passatempo".

Engenhocas Curiosas


Apesar de que a invenção de Drais era vista por seus contemporâneos como uma curiosidade, e não um meio de transporte, o "cavalo de passatempo" foi construído para resolver um problema muito sério: A escassez de cavalos reais. Más colheitas e uma série de desastres naturais que ocorreram no início dos anos 1810 resultaram em fome em massa, e no abate de milhares de cavalos. A engenhoca de Drais foi criada como uma alternativa para o transporte a cavalo.

No entanto, os cavalos de passatempo de Drais não passaram nem perto das máquinas de velocidade aerodinâmica que chamamos de bicicletas hoje em dia. Pesando 22 quilos, este antepassado da bicicleta contou com duas rodas de madeira presas a um quadro também feito com madeira. Os 'usuários' sentavam-se em uma sela de couro estofado que era pregado na armação e dirigia o veículo com um rudimentar guidão. Não havia pedais, e os pilotos simplesmente empurravam o veículo com os pés.

Os cavalos de passatempo de Drais acabaram proibidos em todo o mundo, taxados como perigosos para os pedestres.[LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

O NATAL DE MADURO

POLÍTICA REDE SOCIAL