Homens têm mais chance de serem atingidos por raios

Os números contam a história: Das 648 pessoas mortas por um raio nos EUA entre 1995-2008, 82% eram do sexo masculino.


E por mais que nós estávamos esperando descobrir uma causa biológica para isso, como ferro extra no crânio masculino ou, talvez, as propriedades condutoras do testosterona dos homens... a resposta é estúpida. "Os homens assumem mais riscos em tempestades com raios", diz John Jensenius, especialista em segurança de raios do Serviço Meteorológico Nacional.

Os homens geralmente são menos dispostos a desistir do que eles estão fazendo apenas por causa de uma tempestade ou mau tempo, Jensenius diz, e vai continuar participando de atividades que os tornam vulneráveis​​, como a pesca, camping e golfe. Atividades recreativas ou relacionadas com esportes em áreas abertas estão envolvidas em quase metade de todas as mortes relacionadas com raios nos EUA.

Peter Todd, psicólogo comportamental da Universidade de Indiana, suspeita que a diferença entre os sexos se resume aos sistemas básicos de custo-benefício que fizeram parte da nossa fiação biológica por milhares de anos. Para as mulheres, Todd explica, as prioridades sempre foram proteger o seu papel reprodutivo e cuidar dos filhos, diferentemente dos homens, que sempre assumiram um comportamento ousado e de risco, para garantir a sobrevivência.

Além disso, para os homens, diz Todd, o risco de ser atingido por um raio poderia ser superado pela recompensa de provar a outros companheiros que eles não têm medo de ser atingido por um raio. Isto é particularmente verdadeiro para os homens jovens, que têm mais a ganhar impressionando os outros, aumentando assim a sua posição como atraentes e ousados. [PocSci]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação