PROTESTO LISBOA

Brasileiros protestam em Lisboa por democracia "rasgada"

© DR

Cerca de 30 pessoas participaram de uma manifestação hoje na Praça D. Pedro IV, em Lisboa, contra o modo como o governo brasileiro, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, está gerindo o país, e por uma democracia "que está sendo rasgada".

"Nós, os brasileiros, podíamos estar como a maioria dos países, preocupados com a pandemia, mas temos de nos preocupar com a pandemia e com Bolsonaro", disse à agência Lusa Stefani Costa, de 31 anos, natural de São Paulo e imigrada em Portugal há três, mas "sempre de olho em tudo o que acontece" no Brasil.

O grupo de cidadãos brasileiros que participou no protesto estava com a bandeira do Brasil e no centro dela colaram uma cruz feita com fita preta, alguns cartazes e uma faixa branca, estendida na calçada, na qual era possível ler "Ditadura nunca mais", "Bolsonaro genocida do povo brasileiro" e "Nossa Amazônia é sagrada".

Stefani Costa sublinhou que o protesto de hoje, organizado pelo núcleo de Lisboa do Partido dos Trabalhadores (PT), tem como propósito pedir "apoio à comunidade lusófona, não só a Portugal" para denunciar o "comportamento autoritário" de Jair Bolsonaro, um governante que "não tem qualquer capacidade de administração" do país.

Bolsonaro "não é um político com capacidade de governar, é um político que foi eleito por conta de fake news", acrescentou.

Um a um, os manifestantes gritavam para um microfone palavras de ordem contra o Presidente. A pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, o desmatamento da Amazônia, os indígenas, "que estão sendo massacrados", e o aumento das desigualdades no país constituíram as principais críticas.

No final, gritavam "fora Bolsonaro".NOTÍCIAS AO MINUTO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação