Brasileiros não querem novas usinas nucleares


Brasil: 79% contra a construção de novas usinas nucleares (Fonte: Reprodução/AFP)

Uma pesquisa encomendada pela BBC revelou que 79% dos brasileiros entrevistados são contra a construção de novas usinas nucleares após o acidente de Fukushima, em março, no Japão.
Levando-se em conta os 12 países (de um total de 23 que participaram da pesquisa) que já têm usinas ativas, incluindo o Brasil, em média 69% dos entrevistados não querem novas usinas e apenas 22% são a favor de novas centrais nucleares.
Entre os 79% dos brasileiros que são contra a construção de novas usinas há quem defenda que o país deve usar as que já tem e os que acreditam que todas as usinas operantes devem ser fechadas o quanto antes, por considerarem a energia atômica perigosa.
Ainda segundo a pesquisa, apenas 16% dos brasileiros defendem a construção de novas usinas, uma vez que consideram a energia nuclear relativamente segura e uma importante fonte de eletricidade.
Primeira participação do Brasil
A pesquisa sugere também que, em comparação com um levantamento feito em 2005, “houve um elevado aumento na oposição à energia nuclear” em parte dos países.
França, Japão, Brasil, Alemanha, México e Rússia são os países onde foram observadas as maiores oposições ao aumento do uso de energia atômica. Já em países como China, EUA e Grã-Bretanha, 42%, 39% e 37% dos entrevistados, respectivamente, ainda consideram a energia nuclear segura.
A pesquisa, que foi feita entre junho e setembro, contou ao todo com a participação de 23,2 mil pessoas. Foi a primeira vez que o Brasil participou.
Fonte: BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação