Pelo menos 92% da população mundial respira ar inadequado

ALERTA DA OMS

Os níveis de contaminação são particularmente altos no Mediterrâneo oriental, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental (Fonte: Reprodução/AP)

Em relatório apresentado nesta terça-feira, 27, a OMS alertou que pelo menos 92% da população mundial vive em lugares onde a qualidade do ar não se enquadra nos padrões estabelecidos pela organização.

De acordo com a diretora do departamento de Saúde Pública da OMS, Maria Neira, “é necessário, de forma urgente, a adoção de medidas para se enfrentar a contaminação do ar […] Existem soluções, como um transporte sustentável nas cidades, a gestão dos rejeitos sólidos e a utilização de cozinhas e combustíveis limpos nas residências, assim como o uso de energias renováveis e a redução das emissões industriais”.

O relatório da OMS, que é baseado em dados provenientes de mais de 3 mil lugares rurais e urbanos em 103 países, refere-se aos padrões em relação a partículas finas em suspensão — de um diâmetro inferior a 2,5 micrômetros –, incluindo “contaminantes como os sulfatos, os nitratos e a fuligem, que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, o que representa um risco grave para a saúde humana”.

Os níveis de contaminação são particularmente altos no Mediterrâneo oriental, no Sudeste Asiático e no Pacífico Ocidental, ainda segundo a OMS.

A Organização Mundial da Saúde acredita que cerca de 3 milhões de mortes todos os anos estão relacionadas à exposição de agentes contaminantes no ar. Ainda segundo a OMS, em 2012, cerca de 6,5 milhões de pessoas morreram em todo mundo por problemas ligados à contaminação do ar, principalmente doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e câncer de pulmão. Cerca de 90% destas mortes ocorrem em países de renda média ou baixa.Uol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação