GUEDES COVID-19

Toffoli critica ausência de Guedes na crise do coronavírus

© Alan Santos/PR

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, fez críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião com líderes sindicais na terça-feira (19). Em tom duro, segundo participantes do encontro, ele disse que Guedes se ausenta na condução da crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Toffoli afirmou que o país está há dois meses sem respostas e cobrou responsabilidade do ministro, lembrando que a pasta assumida por ele é a fusão de três antigos ministérios (Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, além de setores do Trabalho), conforme relatos colhidos pela reportagem.

O presidente do STF disse a certa altura na videoconferência, segundo interlocutores, que se pergunta "cadê o Paulo Guedes?" e ironizou que o Posto Ipiranga, alcunha dada ao auxiliar pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não está resolvendo os problemas.

A conversa com representantes de centrais sindicais foi restrita aos participantes e não pôde ser gravada. De acordo com um relato da reunião publicado pelo site do STF, Toffoli afirmou que o ministério "pode contribuir mais" e deve ser acionado pelas entidades dos trabalhadores para dialogar sobre as demandas.

"Estamos há dois meses sem perspectiva, essa é a verdade", disse ele, segundo o texto. "Falta coordenação, falta orientação, faltam medidas que nos deem tranquilidade. Estou convicto de que a sociedade, tendo os sindicatos como representantes dos trabalhadores, deve apresentar uma proposta."A notícia na página do STF informou ainda que, para o magistrado, "a falta de coordenação no combate à Covid prejudica a retomada da economia".

O presidente da corte repetiu a narrativa apresentada no dia em que a caravana de empresários, liderada por Bolsonaro e Guedes, foi de surpresa ao STF. Ele disse, em duas ocasiões, que o Judiciário só pode interferir se for provocado e que, por iniciativa própria, não tem como tomar providências.FOLHAPRESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação