MOBILE
Celular da Nokia apelidado de 'tijolão' volta ao mercado em aniversário de 25 anos
© Reprodução
Os anos 2000 estão de volta, e o celular 'tijolão' também. A empresa europeia HMD Global, vendedora licenciada de aparelhos da Nokia,relançou o Nokia 3210 após
25 anos da estreia do produto no mercado.
A HMD tenta surfar na onda de decepção com os smartphones e redes sociais para vender 'dumbphones' –celulares burros,em tradução literal,sem sistemas operacionais complexos como os modelos atuais. A empresa aposta em aparelhos com longa vida útil, fácil manutenção e bateria durável.
No ano passado, a marca dobrou, em relação a 2023,as vendas de outro celular nostálgico, o Nokia 2660 Flip,e espera um crescimento ainda maior do mercado desses
tipos de aparelho em 2024, segundo material de divulgação.
A venda desses aparelhos,contudo,têm caído no Brasil -a baixa foi de 19,3% em 2023 em relação ao ano anterior,de acordo com o instituto IDC Brasil.Dados da
plataforma Statista mostram situação similar na Europa. Os principais mercados para 'dumbphones' são Alemanha, Reino Unido, China e Brasil.
A favor da marca está o apelo nostálgico crescente com os anos 2000 impulsionado pelas redes sociais.No Instagram,a hashtag Y2K,sigla que significa anos 2000,
possui mais de 7,3 milhões de publicações. No TikTok, a hashtag vai em 2,2 milhões de vídeos; alguns deles trazem usuários utilizando outro aparelho comum dos
anos 2000, o celular flip, dobrável.
Inspirado pelo visual da época, o Nokia 3210 terá as cores Azul Scuba,Preto Grunge e Ouro Y2K. Traz também o Snake, o jogo da cobrinha, e lanterna.
Para o principal executivo de marketing (CM)) da HMD, Lars Silberbauer,o lançamento faz sentido num momento em que "os consumidores procuram equilibrar o uso do
tempo de tela com uma desintoxicação digital". "Vamos voltar ao Y2K, quando as conversas importavam mais do que curtidas e compartilhamentos",diz o anúncio da
marca.FOLHAPRESS
Comentários
Postar um comentário