Meio Ambiente...Aquecimento Global

Testes nucleares poderão salvar o clima?

Ciência usada para rastrear a radioatividade na Guerra Fria está sendo reaproveitada na pesquisa do aquecimento global

A maioria dos cientistas deve concordar que testes nucleares podem causar danos terríveis à natureza. Porém, o que poucos imaginavam é que, depois de ameaçar a raça humana durante a Guerra Fria, eles agora podem contribuir para sua salvação.

Parece improvável, mas há, de fato, uma relação íntima entre pesquisas nucleares e pesquisa climática. Laboratórios de pesquisa da Guerra Fria e a ciência usada para rastrear a radioatividade e a bomba atômica acabaram sendo reaproveitados por cientistas climáticos.

O rastreamento da radiação que se move através da atmosfera têm aplicações que vão muito além da indústria nuclear. O rastreamento de como o carbono radioativo percorre a atmosfera, os oceanos e a biosfera tem sido fundamental para compreensão das alterações climáticas.

Os modelos matemáticos que se originam da ciência nuclear também encontraram um lugar na caixa de ferramentas dos cientistas ambientais. Os primeiros modelos climáticos globais basearam seus métodos numéricos, muito semelhantes aos desenvolvidos por designers de armas nucleares, para resolver as equações de dinâmica de fluidos necessários para analisar ondas de choque produzidas em explosões nucleares.

Os impactos de uma guerra nuclear no clima representam outra grande interseção histórica entre a ciência do clima e os assuntos nucleares. Sem o trabalho feito por designers de armas nucleares e testadores, os cientistas saberiam muito menos do que sabem agora sobre a atmosfera.

Instalações construídas durante a Guerra Fria, incluindo laboratórios nacionais norte-americanos projetados para criar armas atômicas, agora usam seus poderosos supercomputadores, especializados na gestão de grandes conjuntos de dados, para enfrentar a ameaça da catástrofe climática.Huffington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

O NATAL DE MADURO

POLÍTICA REDE SOCIAL