A lente de contato que permitirá a visão noturna

Pesquisadores da Universidade de Michigan revelaram planos desenvolver uma lente de contato em grafeno que permitirá enxergar no escuro, proporcionando ao seu portador "visão noturna" infravermelha.


Os pesquisadores querem aproveitar as propriedades "especiais" do grafeno, que é capaz de detectar o espectro infravermelho, luz visível e ultravioleta. [O espectro electromagnético]

Mas o material revolucionário, como possui apenas um átomo de espessura, pode absorver apenas 2,3% da luz que o atinge, o que não é suficiente para gerar um sinal elétrico. Sem um sinal, ele não pode funcionar como um sensor de infravermelho.

Zhaohui Zhong, professor assistente na Universidade de Michigan, em um comunicado de imprensa, disse:

"O desafio para a atual geração de detectores baseados em grafeno é que sua sensibilidade é geralmente muito pobre. É de uma centena de milhares de vezes menor do que um dispositivo comercial exigiria ".

Agora, os pesquisadores de Michigan descobriram um novo método para gerar o sinal eléctrico. Na revista Nature Nanotechnology, eles publicaram:

"Em vez de tentar medir os elétrons que são liberados quando a luz atinge o material, eles amplificam uma corrente elétrica que está perto dos sinais elétricos gerados pela luz recebida".

A capacidade de detectar a luz em uma ampla faixa espectral é fundamental para diversas aplicações tecnológicas no processamento de imagens, sensoriamento, espectroscopia e comunicação.

Novos estudos estão sendo feitos e, em breve, os pesquisadores esperam começar o desenvolvimento de um protótipo da lente. [MyScienceAcademy]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação