Ambientalista será presidente da Áustria
O candidato progressista ao governo da Áustria, o ambientalista Alexander van der Bellen, venceu as eleições com uma diferença de apenas 31 mil votos sobre o segundo colocado, o candidato do Partido da Liberdade (FPOE), o ultranacionalista Norbert Hofer.
Segundo o Ministério do Interior austríaco, Van der Bellen venceu as presidenciais com 50,3% dos votos. Áustria tem 6,4 milhões de eleitores e quase 800 mil haviam se registrado para votar no domingo.
Hofer reconheceu a derrota nesta segunda-feira. Em sua página no Facebook, ele disse "sentir muito" pelo resultado. "Eu teria adorado para cuidar deste belo país. Nós vamos permanecer fiéis, no entanto", acrescentou.
O derrotado é conhecido por sua postura anti-imigração, sendo um dos expoentes da extrema-direita no país.
Os resultados acalmaram os partidos governistas, que temiam que uma mudança no cenário político da Áustria pudesse alterar a imagem do país de pró-União Europeia. Ainda assim, a margem estreita da vitória de Van der Bellen é mais um indício de que os partidos de oposição estão ganhando força ao explorar a crise imigratória e um sentimento anti-União Europeia crescente.Reuters
Comentários
Postar um comentário