CORONAVÍRUS ITÁLIA

Itália terá aplicativo de celular para rastrear casos de Covid-19

O aplicativo "Immuni" só pode ser baixado de forma voluntária e apenas o usuário terá acesso aos dados. EFE/Arquivo

A Itália aprovou a utilização de um aplicativo para smartphones com o objetivo de rastrear contatos de pessoas que testem positivo para Covid-19, como uma das medidas que serão usadas na chamada fase 2, quando os confinamentos serão aliviados e algumas atividades reabertas.

O comissário nomeado pelo governo para administrar a emergência, Domenico Arcuri, confirmou que a concessão para desenvolver o aplicativo, que será chamado "Immuni" (Immunes), foi atribuída à empresa italiana Bending Spoons.

O aplicativo estará disponível para download e começará a ser testado em algumas regiões e depois será utilizado em todo o país.

"Será um pilar da nossa estratégia para lidar com a fase pós-emergência", afirmou Arcuri.

O comissário disse que os italianos devem adotá-lo em massa, "já que é necessário o apoio deles para que um sistema de rastreamento de contatos funcione", acrescentou.

A empresa lembrou que é o governo que tem a licença para o uso do produto e que a Bending Spoons atua de forma totalmente gratuita, financia suas próprias despesas e não recebe compensação por seu compromisso.

O aplicativo "Immuni" só pode ser baixado de forma voluntária e apenas o usuário terá acesso aos dados. Assim que for ativado, ele registra os contatos que também foram mantidos com outras pessoas que baixaram o programa através do "bluetooth" e também as rotas seguidas.

Se a pessoa que estiver usando o aplicativo testar positivo para Covid-19, ela poderá dar seu consentimento para o processamento de seus dados armazenados no celular, o que permitirá o rastreamento de todas as pessoas com quem eles entraram em contato nos dias anteriores e reconstruir o histórico dos seus movimentos.

Nenhum dos dados coletados será registrado ou divulgado antes do paciente, se infectado pelo novo coronavírus, tenha dado consentimento para seu uso.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação