NO PARÁ DO AÇAÍ - ABR 525

Zenaldo admite caos no sistema de saúde de Belém e decreta fechamento total do comércio

O prefeito se pronunciou na tarde deste domingo (26) | Reprodução

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, admitiu na tarde deste domingo (26), o caos pelo qual passa o sistema de saúde público da capital paraense. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele informa que comércio será fechado em sua totalidade.

Na publicação, Zenaldo admite que os hospitais públicos e privados de Belém chegaram à saturação em um momento dramático e que por isso "vamos tomar medidas mais rígidas para conter o avanço da doença na cidade".

Outro ponto crítico que atinge a saúde na capital é a situação do Pronto Socorro da 14 de Março e da UPA da Marambaia que estão fechadas por falta de médicos.

As ações anunciadas nesta tarde por Zenaldo vêm em meio a constatação de que Belém já recebeu R$ 61 milhões do Governo Federal para combater a covid-19 e nenhuma ação de grande porte foi realizada, resultando no completo caos que se instalou no Sistema de Saúde de Belém.

Informações geradas pelo Portal da Transparência do Governo Federal mostram que a Prefeitura Municipal de Belém (PMB) recebeu nesses últimos meses, R$ 61.4 milhões de crédito extraordinário do Ministério da Saúde para promover ações de enfrentamento de emergência mediante a crise do novo coronavírus.

Esse dinheiro entrou direto nos cofres da Prefeitura à título de custeio, ou seja, para o desenvolvimento específico de ações e serviços de saúde nessa que está sendo conhecida como a pior crise global registrada desde a Segunda Guerra Mundial. Mas o que se viu foi a fragilidade do sistema de saúde municipal, que entrou em colapso logo nos primeiros dias de agravamento da crise, que ainda não alcançou, segundo especialistas em saúde, sua fase mais grave.

O anúncio de Zenaldo veio um dia após a Defensoria Pública do Estado do Pará ter entrado com liminar exigindo o fechamento total de atividades não essenciais na Região Metropolitana de Belém. DOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação