LATAN RECUPERAÇÃO

Latam apresenta plano de recuperação de mais de US$ 8 bi
© Shutterstock O plano de recuperação judicial do grupo aéreo Latam Airlines, que prevê uma injeção de US$ 8,19 bilhões na companhia, apresentado na noite desta sexta-feira (26) ao Tribunal de Falência dos Estados Unidos, em Nova York, é um alívio aos principais acionistas e gestores da chilena. Com isso, a Latam mantém a exclusividade na negociação das dívidas, sem ter que concorrer, ao mesmo tempo, com potenciais interessados em fazer uma oferta para levar o comando do grupo. A Azul é quem encabeça essa fila. O anúncio foi feito nas últimas horas do prazo final, às 00h11 de sábado (27) no Brasil, que corresponde às 22h11 de sexta em Nova York, considerando que o fuso horário da cidade americana está duas horas atrás do fuso de Brasília. Mas o calvário da Latam ainda não terminou. O tribunal precisa aprovar o plano até janeiro e, os credores, até março de 2022. A Latam aderiu à lei de falência dos Estados Unidos (Chapter 11, uma espécie de recuperação judicial) em maio de 2020, seguida dois meses depois pela sua controlada, a Latam Brasil. O grupo precisava apresentar um plano de reestruturação que contemplasse o financiamento da sua dívida, que soma quase US$ 18 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões). O plano anunciado nesta madrugada é acompanhado por um Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA, na sigla em inglês) com o grupo 'Ad Hoc de Credores da Matriz', que é o maior grupo de credores sem garantia nestes casos do Capítulo 11, e certos acionistas da Latam. FOLHAPRESS

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