GUERRA NA SÍRIA - Conselho da ONU exige fim de ataques em Alepo

As Nações Unidas também pedem um cessar-fogo no país (Foto: Reprodução/Reuters)

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC) aprovou na última terça-feira, 15, uma resolução condenando fortemente a onda de ataques recentes na cidade síria de Alepo e a violência recorrente do governo do presidente Bashar al-Assad contra o povo sírio. O texto foi aprovado por 116 votos favoráveis, 15 contrários e 49 abstenções.

O projeto de resolução exige do governo sírio o fim imediato dos “ataques indiscriminados, incluindo o uso de táticas de terror, ataques aéreos, armas incendiárias, armas químicas e artilharia pesada” que vêm sendo feitos no país. Além disso, as Nações Unidas pedem um cessar-fogo de todos os lados do conflito, afirmando que é “essencial para alcançar uma solução política” no país. A resolução deve ser adotada a partir de dezembro, quando passará por uma nova votação na Assembleia Geral.

De acordo com a ONU, o conflito entre o governo sírio e as forças de oposição, que já dura cinco anos, deixou mais de 260 mil mortos e 4,5 milhões de refugiados. Alepo é um dos cenários da guerra civil, sendo alvo de constantes bombardeios por parte das tropas aliadas ao regime de Assad e pelo governo da Rússia.

Irã

O conselho também pediu o fim de desaparecimentos e detenções arbitrárias no Irã. Outro ponto que a organização mostrou preocupação foi a restrição à liberdade de pensamento, religião ou crença. O presidente iraniano Hassan Rouhani prometeu que eliminará essas barreiras no país, assim como fará com a discriminação contra mulheres e minorias étnicas.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação