FRANÇA SOCIEDADE

Mulher mais rica do mundo, herdeira da L'Oréal morre aos 94 anos

EFE/Horst Ossinger

A herdeira da L'Oreál, a francesa Liliane Bettencourt, considerada a mulher mais rica do mundo, morreu na noite de ontem, aos 94 anos, indicou nesta quinta-feira a família.

Em comunicado, a filha única de Liliane, François Bettencourt Meyers, disse que mãe morreu "tranquilamente" em casa.De acordo com a classificação publicada pela revista "Forbes" em março desse ano, a herdeira da L'Oréal era a 14ª pessoa mais rica do mundo e a primeira mulher no ranking, com US$ 39,5 bilhões.

Nascida em Paris no dia 21 de outubro de 1922, ela era filha do industrial Eugène Schueller, que, no primeiro terço do século XX, criou uma pequena empresa de tintura capilar que deu origem ao império dos cosmésticos que se tornou a L'Oréal.

Aos 27 anos, ela se casou com André Bettencourt. Mas antes da Segunda Guerra Mundial, Liliane se alinhou à extrema-direita antissemita, que a partir de 1942 se somou à resistência à ocupação alemã ao lado de François Mitterrand, que quatro décadas mais tarde se tornaria presidente da França.

O marido de Liliane seguiu na carreira política e chegou a ser ministro entre 1966 e 1973, enquanto ela se dedicava, como principal acionista, à estratégia da empresa que a tornou bilionária.Com o passar do tempo, André se dedicou à gestão da L'Oréal. Ao morrer, em 2007, passou a responsabilidade para o genro, Jean-Pierre Meyer.

As relações familiares com a filha se deterioraram a partir de então. Liliane chegou até desconsiderar Françoise como herdeira, um posto que passou a ser ocupado pelo fotógrafo Fraçois Marie Banier, um amigo da matriarca que acabou posteriormente condenado.

Liliane também se viu envolvida em outro escândalo, mas desta vez político, por suspeita de ter financiado algumas personalidades da direita francesa e, em especial, o ex-presidente Nicolas Sarkozy.Apesar das suspeitas, a Justiça absolveu o tesoureiro da campanha para a eleição de Sarkozy em 2007, o ex-ministro Eric Woerth.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação