MORTE PRECOCE

Mais de 2,5 milhões de recém-nascidos morrem anualmente

Segundo o Unicef, aproximadamente 80% das mortes dos bebês poderiam ser evitadas (Foto: Unicef)

Todos os anos, no mundo inteiro, aproximadamente 2,6 milhões de bebês morrem antes de completarem um mês de vida, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado na última terça-feira, 20. Cerca de um milhão morre ainda no primeiro dia de vida.

Segundo os dados do Unicef, aproximadamente 80% das mortes dos recém-nascidos poderiam ser evitadas com cuidados básicos. Dessa forma, os países que mais são afetados com as mortes precoces de bebês são pobres, que sofrem com conflitos internos ou têm instituições fracas. De acordo com o Unicef, os riscos de bebês morrerem em países empobrecidos são 50 vezes maiores do que em países ricos.

O Japão é o país com a melhor taxa de sobrevivência de recém-nascidos, com apenas uma morte a cada 1.111 nascimentos. O país asiático é seguido por Islândia, Cingapura, Finlândia, Estônia, Eslovênia, Chipre, Bielorrússia, Luxemburgo, Noruega e Coreia do Sul, respectivamente.

Do outro lado da tabela, o Paquistão é o país com as piores chances de um bebê sobreviver, com uma morte a cada 22 nascimentos ainda no primeiro mês de vida. Em seguida, outros países com baixas taxas de sobrevivência entre bebês são a República Centro-Africana, Afeganistão, Somália, Lesoto, Guiné-Bissau, Sudão do Sul, Costa do Marfim, Mali e Chade, respectivamente.

Apesar da taxa de mortalidade entre bebês de 1 mês e crianças de 5 anos ter reduzido nos últimos 25 anos, o progresso não pôde ser notado entre as mortes de recém-nascidos, segundo o relatório do Unicef.

“Embora tenhamos diminuído em mais da metade o número de mortes de crianças com menos de cinco anos no último quarto de século, não fizemos progressos semelhantes para acabar com as mortes entre as crianças com menos de um mês de vida. Considerando que a maioria dessas mortes são evitáveis, claramente, estamos falhando com os bebês mais pobres do mundo”, explicou Henrietta H. Fore, diretora executiva do Unicef.

O Unicef analisou 184 países para montar seu relatório. As nações foram separadas em quatro grupos, com 50 sendo de renda alta, 51 de média alta, 52 de média baixa e 31 países de renda baixa. Dentro do seu grupo (média alta), o Brasil teve o 28º pior resultado, com 7,8 mortes de recém-nascidos a cada mil nascimentos.

O melhor resultado desse grupo foi alcançado pela Bielorrússia, que teve 1,5 mortes a cada mil nascimentos. Já o pior resultado foi da Guiné-Equatorial, com 32 mortes a cada mil nascimentos. No ranking geral, o Brasil é o 75º melhor país para recém-nascidos.Unicef

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação