CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Google abre inscrições para programa que distribui R$ 2 milhões em pesquisa

Os pesquisadores selecionados receberão bolsas individuais (Foto: Wikimédia/Austin McKinley)

Até o dia 29 de julho, o Google promove a sétima edição do Latin American Research Awards (Lara), um programa que vai distribuir R$ 2 milhões no financiamento de projetos em Ciência da Computação, Engenharia e áreas afins no decorrer de um ano. O programa – voltado para estudantes de mestrado ou doutorado de universidades da América Latina, bem como a seus professores e orientadores – tem o objetivo de impulsionar a inovação e premiar projetos que buscam a tecnologia para resolver problemas do dia a dia por meio da tecnologia.

Mais que um mero serviço de busca, o Google é hoje a maior empresa de tecnologia do mundo, dedicada à captação e à indexação de informação, com 75 escritórios espalhados por todos os continentes. A companhia vai selecionar os melhores projetos nas áreas de dispositivos móveis, processo natural de línguas, interfaces físicas e experiências imersivas, privacidade, interação entre humanos e computadores, recuperação, extração e organização de informações, geo/maps, internet das coisas (IOT) e machine learning (aprendizado de máquinas), além de outros temas relacionados a pesquisas na web.

A empresa considera que a América Latina é hoje um grande polo de inovação. A criação do Lara parte dessa constatação, buscando incentivar a pesquisa em diversas áreas de interesse e buscar projetos que sejam também relevantes na região.

Foco no cotidiano e na informação

Os pesquisadores selecionados receberão bolsas individuais e seus projetos devem mirar a busca para os grandes problemas do cotidiano, como foco no empreendedorismo digital e saúde pública. Desde que foi criado em 2013, o Lara já beneficiou mais de 70 projetos no bloco.

Para se ter uma ideia melhor sobre os perfis dos trabalhos e as chances de serem contemplados, dois projetos brasileiros foram selecionados no ano passado. Um dos pesquisadores, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), apresentou pesquisa para o desenvolvimento de estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras. Já os pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criaram uma medida de confiança para notícias, com objetivo de combater as fakenews e a desinformação.

No endereço https://ai.google/research/outreach/latin-america-research-awards/, os interessados podem buscar mais informações e fazer suas inscrições. Os projetos serão selecionados a critério de um comitê formado por engenheiros do Centro de Engenharia em Belo Horizonte. Cláudio Carneiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação