MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Governo amplia recorde de agrotóxicos liberados em 2019

Governo federal liberou o uso de mais 42 novos agrotóxicos no país (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O governo federal liberou o uso de mais 42 novos agrotóxicos no país neste ano. Desde janeiro, já são ao todo 239 autorizações.

A decisão, que amplia o recorde de pesticidas liberados pelo Ministério da Agricultura neste ano, foi publicada nesta segunda-feira, 24, no Diário Oficial da União (DOU).

O Ministério da Agricultura afirmou que boa parte das novas substâncias autorizadas segue fórmulas que já estão no mercado e que o objetivo é “aumentar a concorrência e baratear os custos” dos agrotóxicos. Ainda segundo a Pasta, somente uma delas não tinha ainda sido introduzida no Brasil.

A lista inclui, no entanto, itens que já foram proibidos pela União Europeia e vários classificados como “muito perigosos para o meio-ambiente” pelo próprio governo.

De acordo com a porta-voz do Greenpeace, Marina Lacôrte, a regulamentação dos agrotóxicos autorizados pelo governo federal desde janeiro ignora bases científicas. Em entrevista ao jornal O Globo, Marine afirmou que “não há produtos novos ou que nunca tinham sido liberados antes, com exceção de um, mas há muitas combinações novas, que podem ter efeitos diferentes e que ainda não foram estudadas. A patente é quebrada e outras indústrias passam a produzir. Há, ainda, produtos que serão descontinuados em breve por serem muito tóxicos (na avaliação do governo), mas foram liberados com novas marcas”.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação