BELO MONTE BRASIL

Bolsonaro inaugura Belo Monte e conclui projeto do PT

Movimento Xingu Vivo para Sempre divulga nota criticando a inauguração da usina (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou na última quinta-feira, 27, a 18ª e última turbina da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu (PA). O processo de construção da usina começou no governo Lula, em 2010.

Naquele ano, o governo deu a licença prévia para a construção da usina. O empreendimento foi inaugurado em 2016, pouco antes da ex-presidente Dilma Rousseff sofrer o impeachment. Agora, Bolsonaro acionou a última turbina, dando fim ao processo de inauguração.

Belo Monte é a quarta maior usina hidrelétrica do mundo e é 100% brasileira. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o empreendimento tem capacidade para suprir cerca de 10% do consumo de energia elétrica nacional. Ao todo, 60 milhões de pessoas receberão energia da usina, que chegou a gerar 30 mil empregos no período de construção.

“É motivo de orgulho a inauguração da hidrelétrica totalmente brasileira, uma das maiores do mundo. É um marco histórico para o nosso país. […] São mais de 11.000 megawatts de geração de energia limpa e renovável, que se somam à nossa matriz de energia elétrica, considerada a mais limpa e diversificada”, destacou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Apesar da usina estar sendo considerada um avanço pelo atual governo brasileiro, assim como era classificada pelas gestões de Lula e Dilma, ela também é alvo de críticas. O movimento Xingu Vivo para Sempre divulgou um comunicado, na última quarta-feira, 26, novamente se posicionando contra a inauguração da hidrelétrica.

“É simbólico que justamente esta obra, que será lembrada para todo sempre como o grande erro da gestão petista, é a única herança que Bolsonaro honra e homenageia. No momento em que o Xingu agoniza por falta d’água, Bolsonaro vem inaugurar a derradeira turbina de Belo Monte. No momento em que os peixes do Xingu são só pele e espinha porque não há mais alimentos no rio, Bolsonaro festeja Belo Monte. Quando a floresta tomba como nunca antes nos domínios de Belo Monte, quando apoiadores o homenageiam ateando fogo à mata, Bolsonaro vem para Altamira gozar a desgraça do povo beradeiro do Xingu”, diz o comunicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação