COSTA ATLÂNTICA

França preocupada com cocaína ‘muito pura’ na costa atlântica

Por ser ‘muito pura’, a cocaína é considerada perigosa, com alta probabilidade de overdose (Foto: Max Pixel)

A polícia francesa está investigando como uma “quantidade significativa” de cocaína e outras drogas apareceu nas praias da costa atlântica nas últimas semanas. Novos pacotes continuam a aparecer diariamente.

A cocaína é particularmente pura e, portanto, perigosa, de acordo com o escritório do promotor na cidade de Rennes, no oeste, que pediu às pessoas que virem os pacotes que não os toquem, mas que imediatamente chamem a polícia.

“Pacotes suspeitos foram encontrados em todas as praias do departamento Loire-Atlantique até o departamento Landes [uma faixa de costa de mais de 500 km]”, disse o gabinete do promotor. Cerca de 14 quilos em pacotes de drogas foram encontrados na praia de Pornic, no Loire-Atlantique, apenas no último domingo, 10.

No total, mais de 760 quilos de pacotes de drogas com um valor potencial de cerca de € 60 milhões (R$ 275 milhões) foram levados para a costa envoltos em plástico transparente ou preto. Philippe Astruc, o promotor público de Rennes, disse que os pacotes “muito provavelmente” continham cocaína da América do Sul.

“É um produto muito puro que não deve ser consumido dessa forma porque há um risco muito alto de overdose”, disse ele à France 2 TV. “Existe um risco imediato à saúde”. A polícia está investigando se o barco de um narcotraficante foi atingido por uma tempestade ou teve problemas e liberou sua carga.

O jornal Sud Ouest informou que duas pessoas que estavam caminhando descobriram dois pacotes na praia de Arcachon, no sudoeste de Bordeaux, na última sexta-feira, 8, contendo três quilos de cocaína.

Ele disse que alguns dos pacotes foram marcados com “diamante” ou “brilhante”, semelhantes aos que foram relatados como lavados na Flórida durante o furacão Dorian, em setembro.

A polícia francesa entrou em contato com as autoridades da Flórida solicitando sua contribuição na investigação. Uma fonte próxima ao inquérito disse à AFP que as marés começaram a lavar os pacotes há um mês nas praias que se estendem de Nantes até o sul da cidade turística de Biarritz.

A mídia local relatou achados de pacotes de drogas nas praias de La Rochelle e ao norte de Arcachon, alertando que as pessoas não deveriam buscá-las, pois estariam correndo um risco legal significativo de uma pena de prisão de 10 anos por manusear as drogas.

A polícia e os agentes aduaneiros franceses investigam regularmente as drogas que entram no país por rotas marítimas, principalmente por portos como Saint-Nazaire ou Le Havre. Cerca de 680 kg de drogas foram apreendidos em um contêiner em Le Havre na semana passada.
The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação