Por unanimidade, STF é a favor de cotas

STF conseguiu todos os votos a favor de cotas

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta quinta-feira, por unanimidade, que a reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais é constitucional. Durante dois dias de julgamento, os ministros analisaram a ação ajuizada pelo DEM (partido Democratas), em 2009, contra esse sistema na UnB (Universidade de Brasília).

O último ministro a se manifestar, o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, disse que a política compensatória é justificada pela Constituição. Para ele, os erros de uma geração podem ser revistos pela geração seguinte.

“O preconceito é histórico. Quem não sofre preconceito de cor já leva uma enorme vantagem, significa desfrutar de uma situação favorecida negada à outros”, explicou Britto.

Nove ministros acompanharam o voto do relator, Ricardo Lewandowski. O ministro Antônio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros do STF, somente dez participam do julgamento.Agencia Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

O NATAL DE MADURO

POLÍTICA REDE SOCIAL