ESTRATÉGIA DE EMERGÊNCIA VACINAÇÃO

Rio e São Paulo começam a aplicar vacina fracionada da febre amarela

Dose fracionada equivale a um quinto de uma dose padrão para febre amarela (Fonte: Reprodução/Agência RBS)

Começa nesta quinta-feira, 25, em 15 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, em bairros da capital paulista e em 53 outras cidades de São Paulo a vacinação com dose fracionada contra a febre amarela.

O uso de doses fracionada como estratégia de emergência para impedir o avanço da doença no país é aprovado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI). De acordo com a presidente da SBI, Isabella Ballalai, a medida é segura e necessária para o momento.

A SBI informou também que serão utilizadas seringas especiais, validadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir a precisão das doses.

No Rio, a campanha abrange as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Seropédica. Os outros municípios do estado continuarão aplicando a dose padrão da vacina contra a febre amarela.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que a campanha pretende vacinar 9 milhões de pessoas no estado.

A dose fracionada equivale a um quinto de uma dose padrão para febre amarela e gera imunidade por, no mínimo, oito anos. Já a dose padrão dura para toda a vida.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇAS ARMADAS

O CARA QUE SE ACHA..SEM NUNCA TER SIDO!