Casa de passarinho mede poluição e dá wi-fi grátis


Uma empresa holandesa quer fazer os moradores de Amsterdã se preocuparem com a poluição oferecendo internet sem fio gratuita cada vez que a qualidade do ar da cidade melhorar.

A TreWiFi está em fase de captação de recursos para instalar casinhas de pássaros nas árvores da cidade com sensores para medir o nível de poluição.

Quando o índice descer a níveis aceitáveis, luzes verdes no telhado da casinha se acenderão, indicando que sob aquela árvore há sinal wi-fi grátis.

Além de liberar o wi-fi quando melhora a qualidade do ar, a casinha também recolherá dados sobre a poluição em Amsterdã para uso de cientistas e pesquisadores.

Segundo o site da startup, atualmente a qualidade do ar não é avaliada com muita precisão na cidade, e as casinhas tecnológicas vão poder ajudar a descrever em detalhe como esse problema afeta diferentes pontos de Amsterdã.

"Instalar as casinhas TreeWiFi em cada rua ou vizinhança não apenas oferecerá a pesquisadores uma melhor compreensão de como funciona a poluição do ar, mas também motivará o cidadão a se comprometer com a diminuição da poluição", defendem os criadores da startup.

A TreeWifi vai fornecer dicas, via aplicativo de celular, para cada cidadão ajudar a reduzir a poluição na rua que frequenta, adotando um comportamento ecologicamente mais correto - como, por exemplo, pedalar em vez de dirigir o carro para ir trabalhar.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação