África e Brasil : ‘parceiros naturais’...Com muita história pra contar.


José Eduardo dos Santos disse que Angola e Brasil construíram uma “grande relação de amizade". (Reprodução/Reuters)

O presidente da Angola, José Eduardo dos Santos citou Lula como sua fonte de inspiração política. A declaração foi dada no último dia 6 de junho, em sua primeira grande entrevista em 22 anos. Santos disse admirar os esforços de Lula para criar uma sociedade mais inclusiva e disse que Angola e Brasil construíram uma “grande relação de amizade”.

O noivado entre Brasil e África dispensa cerimônias. Recentemente, o Brasil perdoou US$ 900 milhões em dívidas africanas. O perdão faz parte de uma série de medidas diplomáticas do governo brasileiro, que desde o primeiro mandato de Lula, em 2003, tenta aproximar o país do continente africano.

Em maio, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, defendeu a inclusão da Guiné Equatoriana, cujo idioma oficial é o espanhol, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Enquanto isso, a empresa aérea brasileira Gol se prepara para lançar três voos semanais para a Nigéria.

Durante sua gestão, Lula classificou como “natural” a aproximação entre o Brasil e a África. Agora, Dilma Rousseff defende uma “relação especial”. A retórica é boa para ambas as partes. O Brasil reforçará sua imagem como uma liderança entre os países em desenvolvimento e a África continuará recebendo investimentos do Brasil.

Resta saber qual será o futuro dessa parceria. Este ano, a Vale foi forçada a suspender embarques de carvão em Moçambique devido a protestos de operários. A empresa foi acusada junto com outras cinco mineradoras estrangeiras de “deficiências graves” pela Human Rights Watch.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação