Mulheres do Brasil e sua Ascensão Feminina

Mais mulheres ocupam cargos de chefia no Brasil


Aumento do nível de escolaridade e queda na taxa de natalidade são fatores que contribuem para essa mudança de paradigma (Reprodução/Economist)

As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Nos últimos anos, o número de mulheres que ocupam cargos importantes no país aumentou.

Atualmente, as mulheres ocupam 27% dos cargos de chefia no país. O percentual é maior do que a média global de 21% e do que a média de países como Suécia (23%), Grã-Bretanha (20%) e Estados Unidos (17%). Uma pesquisa feita pela agência americana Centre for Talent Innovation revelou que 80% das mulheres brasileiras com curso superior têm planos de chegar ao topo de uma companhia. Nos Estados Unidos, essa média é de 52%.

O país que um dia foi considerado machista e patriarcal tem agora uma mulher na presidência e duas à frente das maiores companhias do país: Vale e Petrobras. A mudança se estende ao padrão familiar. Na década de 1960, as mulheres tinham, em média, seis filhos e apenas 17% delas trabalhavam fora de casa. Agora, a força de trabalho feminina inunda o mercado de trabalho.

O aumento do nível de escolaridade e a queda na taxa de natalidade são fatores que contribuem para essa mudança de paradigma. Além disso, a presidente vem estimulando a presença de mulheres em cargos do governo e empresas multinacionais são encarregadas de aumentar o número de vagas disponíveis para mulheres. O Walmart, por exemplo, tem 35% de suas vagas ocupadas por mulheres. Com o aumento de oportunidades, o número de mulheres no mercado de trabalho tende a aumentar nos próximos anos.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação