HERNÁN CORTÉS

Âncoras de espanhol que conquistou o Império Asteca são encontradas

Mergulhadores localizaram as âncoras entre 10 e 15 metros de profundidade (Foto: Jonathan Kingston/INAH)

Duas âncoras de navios de ferro com 500 anos de idade foram descobertas na costa do Golfo do México, potencialmente oferecendo uma visão da invasão espanhola. Arqueólogos dizem que podem ter pertencido à frota liderada por Hernán Cortés, da Espanha, que conquistou o Império Asteca no século XVI. No ano passado, outra âncora foi descoberta nas proximidades, contendo madeira originária de uma árvore espanhola.

Todos as três foram encontradas na costa ao norte da cidade portuária de Veracruz. Originalmente conhecida como Villa Rica, foi onde a frota de Cortés desembarcou, em 1519. Tornou-se uma movimentada cidade portuária nos anos que se seguiram à conquista da Espanha sobre os astecas em 1521.

Mergulhadores localizaram as âncoras entre 10 e 15 metros de profundidade, sob uma espessa camada de sedimentos. Os arqueólogos esperam que o achado mais recente leve à descoberta de mais artefatos marinhos que possam ilustrar a história da invasão espanhola. Outros 15 locais passíveis de conterem âncoras foram identificados.

“A conquista do México foi um evento seminal na história da humanidade, e esses naufrágios, se pudermos encontrá-los, serão símbolos da colisão cultural que levou ao que é hoje o Ocidente”, disse o arqueólogo marinho Frederick Hanselmann.

Pensa-se que Cortés destruiu os navios – queimando, afundando deliberadamente ou encalhando – para impedir que seus homens abandonassem a viagem. No início deste ano, o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, pediu à Espanha que pedisse desculpas aos indígenas mexicanos pelos abusos cometidos durante a invasão.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação