COMPORTAMENTO

Como dominar as emoções e resistir a determinados estímulos

É difícil manter o autocontrole no mundo atual que oferece tantas opções de entretenimento (Foto: Nick Youngson)

Por definição, autocontrole é a capacidade de manter o foco nos objetivos de longo prazo, que definimos para nossas vidas, em um justo equilíbrio com o que nos atrai de imediato. No entanto, na prática é preciso ter muita disciplina para resistir a prazeres inesperados, que nos desviam do caminho traçado.

De acordo com Angela Duckworth, professora de psicologia da Universidade da Pensilvânia, a tarefa de conciliar o presente e as metas futuras é uma luta contínua. A ideia de fixar o tempo gasto em videogames e nas redes sociais, duas das tentações mais comuns da era atual, por exemplo, significa lutar contra impulsos incorporados ao nosso ser, como o desafio do jogo, a competitividade e a interação social.

“A análise dos pontos fracos que nos fazem ceder com mais facilidade a desejos imediatos é um bom método para aperfeiçoar o autocontrole, sobretudo no local de trabalho”, disse Duckworth.

“Organize seu dia de trabalho para torná-lo mais produtivo. Planeje intervalos para checar e-mails. Retire o som do celular ou, ainda melhor, guarde o aparelho dentro de uma gaveta até a hora do almoço. Assim, mantém a concentração em suas tarefas, sem a compulsão de falar ou atender o celular o tempo todo. Por fim, uma vida saudável, com horários de refeições e de sono, ajuda a melhorar o autocontrole, mesmo em situações estressantes”, observou Duckworth.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação