CRISE CLIMÁTICA

Banco central britânico propõe testes de stress climático

Serão analisados quais ativos serão afetados em um cenário amplo de alterações climáticas (Foto: Pixabay)

Diante do agravamento da crise climática, o Banco da Inglaterra, o banco central britânico, anunciou que bancos e seguradoras farão testes de estresse climático semelhantes aos testes de estresse de avaliação de risco de liquidez financeira.

Em entrevista a jornalistas, funcionários do banco disseram que o valor de todos os ativos de bens móveis, imóveis e intangíveis será afetado pelas mudanças climáticas, o que acarretará risco financeiro.

De acordo com a orientação do Banco da Inglaterra, os grandes bancos e companhias de seguros farão uma análise de seus balanços patrimoniais para avaliar quais ativos serão afetados em um cenário amplo de alterações climáticas.

Por exemplo, após anos de incêndios florestais na Austrália, as seguradoras podem decidir não oferecer mais seguros residenciais aos moradores de áreas sujeitas a incêndios. Moradias sem seguro perdem valor de mercado e, em alguns casos, o preço de venda pode ser inferior ao valor da hipoteca.

Em um círculo vicioso, o banco no qual o proprietário do imóvel contraiu a hipoteca tem um grande prejuízo financeiro, o que pode prejudicar o desempenho de outros bancos e, em longo prazo, gerar uma crise econômica no país.

Se o Banco da Inglaterra decidir que as companhias de seguros terão de ter mais capital para continuar a oferecer seguros residenciais em áreas sujeitas a incêndios ou inundações, tanto os seguros quanto as hipotecas custarão mais caro.

Além dos riscos físicos decorrentes de eventos climáticos, como inundações, secas, incêndios etc. existem os riscos da adoção de medidas de combate às mudanças climáticas.

Em uma economia de baixo carbono, com o corte de emissões de gases de efeito estufa, o consumidor pagará mais caro na compra de carne, os moradores terão uma despesa adicional com a obrigatoriedade do isolamento térmico nas casas para reduzir o consumo de energia, entre outros novos custos resultantes da transição para uma economia verde.

A Autoridade Bancária Europeia estuda aplicar um teste de risco financeiro semelhante nos países membros da União Europeia. Já o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, prefere aguardar o resultado dessa medida.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação