INFORMAÇÃO NEGADA

Moro não escolherá próximo Procurador-Geral, diz Bolsonaro

Raquel Dodge ainda não anunciou se irá pleitear a recondução ao cargo (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no último domingo, 28, em uma publicação no Twitter, que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, não irá nomear o próximo titular da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A revista Veja publicou na manhã de domingo uma nota afirmando que Bolsonaro teria prometido a Moro a prerrogativa de escolher o próximo Procurador-Geral da República, antes mesmo de o ex-juiz ser anunciado como ministro.

Ainda de acordo com a revista, a lista tríplice com nomes indicados para o cargo seria “peça de ficção”.

“A matéria da Veja é fake (mentira). Esse cargo, PGR, certamente é um dos mais importantes da República. Sugestões e opiniões serão levadas em consideração pelo Governo”, afirmou ainda o presidente na postagem.

O mandato de Raquel Dodge, a atual Procuradora-Geral da República, termina no dia 18 de setembro. Cabe ao presidente da República escolher o novo ocupante do cargo, que deve ser membro de carreira do Ministério Público da União. Posteriormente, a indicação precisa ser aprovada por maioria absoluta no Senado.

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) envia à presidência da República, desde 2001, uma lista com três indicações. Desde 2003, tornou-se tradição escolher um dos nomes da lista tríplice.

A ANPR ainda não definiu os nomes dos candidatos para a eleição deste ano, mas os preparativos já começaram. A atual Procuradora-Geral, Raquel Dodge, também não definiu ainda se tentará recondução ao cargo. EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação