PARLAMENTO ESPANHOL

Socialistas ganham eleições na Espanha

Sánchez afirmou que trabalhará por uma Espanha unida sob a Constituição (Fonte: Reprodução/Twitter/@sanchezcastejon)

Em uma confirmação das pesquisas de boca de urna, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual premier e líder socialista, Pedro Sánchez, obteve o maior número de assentos nas eleições deste domingo, 28, porém precisará fazer alianças para governar.

Com 99,4% dos votos apurados, o PSOE soma 123 deputados e a legenda Unidos Podemos, 42. Juntos eles terão 165 deputados, mas para garantir a maioria no Parlamento eram necessários 176. Por isso, será preciso obter o apoio de siglas menores.

O Partido Popular (PP) somou 66 cadeiras, o pior resultado da história. O Ciudadanos, de centro-direita, obteve 57 assentos e a legenda de extrema-direita Vox, 24. Juntos, somam 147 assentos.

Sánchez, que só poderá governar com alianças, afirmou em seu discurso de vitória que trabalhará por liderança pró-Europa e uma Espanha unida sob a Constituição.

Já o líder do PP, Pablo Casado, disse que o resultado de seu partido foi “muito mal” e culpou a “fragmentação da direita”. “O eleitorado de centro-direita deve perceber que um voto fragmentado beneficia apenas um governo de Pedro Sánchez”, ressaltou Casado, que parabenizou, por telefone, o atual premier pela vitória.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação