CHINA ROTA DA SEDA

Fórum da Rota da Seda termina com US$ 64 bilhões em acordos assinados

EFE/EPA/HOW HWEE YOUNG

O II Fórum da Nova Rota da Seda terminou neste sábado com acordos no valor de US$ 64 bilhões em projetos de cooperação, anunciou o presidente da China, Xi Jinping.

Em um breve pronunciamento os veículos de imprensa, Xi revelou que durante os três dias do fórum as partes presentes traçaram um total de "283 objetivos", entre os quais destacou acordos de cooperação "internacional e prática", o estabelecimento de "plataformas multilaterais de diálogo e cooperação" e a publicação de relatórios sobre o progresso da Rota.

O presidente da China afirmou que as autoridades divulgarão uma lista com estes objetivos, mas não indicou quando.

Nesta mesma linha, Xi confirmou que foi adotado "por consenso" um comunicado conjunto - não publicado ainda - que "reflete o ponto de vista dos líderes" presentes no evento.

Representantes de mais de 150 países e organizações internacionais participaram segunda edição deste fórum sobre a multimilionária iniciativa de infraestruturas lançada em 2013 como o plano principal do líder chinês, para quem a reunião deste ano teve "mais resultados" que a primeira, realizada em 2017.

Em seu discurso final diante de mais de 100 jornalistas - que não puderam fazer perguntas - Xi tentou, mais uma vez, dissipar as dúvidas em torno do seu projeto: "em toda a cooperação da Faixa e Rota (nome oficial da iniciativa), o governo estará no comando, mas as empresas serão os principais atores, e serão aplicadas as regras do mercado".

Sobre as acusações de que a China está levando alguns países participantes a uma espiral de dívidas, Xi garantiu que um dos objetivos é melhorar "os canais de financiamento" para "reduzir os custos", e convidou instituições estrangeiras e multilaterais a participar da cooperação "para o financiamento".

Além disso, o presidente chinês insistiu que a iniciativa tentará "apoiar um desenvolvimento aberto, limpo e verde", que seja de "alta qualidade", e "rejeitar o protecionismo".

Em relação ao futuro, Xi ressaltou que os líderes presentes mostraram o desejo de haver mais edições do fórum e que a cooperação seja "mais orientada aos resultados" e que estes sejam "mais concretos".

O presidente da China encerrou seu discurso afirmando que o fórum lança uma "mensagem clara: mais e mais amigos e parceiros se unirão à Iniciativa Faixa e Rota, e a cooperação terá uma qualidade melhor e perspectivas mais brilhantes".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação