PARIS DOAÇÃO

Criadores de jogo eletrônico fazem doação milionária para Notre-Dame

O icônico edifício destaca-se no jogo (Foto: B. Moser/BSPP)

Os criadores de videogames da Ubisoft Montréal – o estúdio de desenvolvimento que reconstruiu Paris no século XVIII em seu histórico jogo de ação Assassin’s Creed Unity – juntaram-se à onda global de luto após o incêndio devastador da Catedral de Notre-Dame.

A Ubisoft doará 500 mil euros (cerca de R$ 2,2 milhões) para ajudar nos esforços de restauração, e também disponibilizou o jogo Assassin’s Creed Unity gratuitamente no PC, “dando a todos a chance de experimentar a majestade e a beleza de Notre-Dame da melhor maneira que conhecemos”, disse um porta-voz do estúdio. “Esperamos que, com este pequeno gesto, possamos proporcionar a todos uma oportunidade de apreciar nossa homenagem virtual a esta peça monumental de arquitetura”.

O icônico edifício destaca-se no jogo, uma peça central de sua Paris virtual recriada meticulosamente de mapas, fotografias e desenhos antigos ao longo de sua história. Caroline Miousse, uma artista do jogo, passou 14 meses trabalhando quase exclusivamente na catedral, por dentro e por fora. É mobiliada e decorada como teria sido em 1790, até as pinturas penduradas nas paredes. Os jogadores podem explorar todos os tijolos do enorme prédio, observando os clérigos se locomoverem, subir para pousar entre as gárgulas e escalar suas torres para ter uma visão extraordinária da cidade. Seus desenvolvedores descrevem a Notre-Dame virtual como um marco técnico e arquitetônico.

“Meu colega Pascal Barriault [artista de texturas] e eu nos perguntávamos constantemente quais detalhes do prédio estavam nas mentes das pessoas? Que tipo de imagens permanecem quando pensamos sobre essa obra arquitetônica? ”diz Miousse. “Pessoalmente, eu queria me desafiar a entender a arquitetura da igreja. Como eu nunca tinha sido formalmente ensinada, tive que descobrir as coisas sozinha para recriar a estrutura de Notre-Dame da maneira mais realista possível”.

Embora tenha sido amplamente divulgado que o trabalho da Ubisoft no jogo poderia ajudar na reconstrução da Catedral, a Ubisoft não teve nenhuma conversa nesse sentido. “Não estamos atualmente envolvidos na reconstrução de Notre-Dame, mas ficaríamos mais do que felizes em emprestar nossos conhecimentos de qualquer maneira que pudermos para ajudar com esses esforços”, disse um porta-voz do estúdio. “É importante ter em mente que o que fizemos para o jogo não foi uma reconstrução científica, mas sim uma visão artística. Embora quiséssemos ser muito precisos com detalhes, há algumas diferenças em termos de escala”.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação