GUARDADO EM GAVETA

Fóssil de ‘leão gigante’ é encontrado em museu no Quênia

A enorme criatura fazia parte de um extinto grupo de mamíferos (Foto: Mauricio Anton/Ohio University)

Uma nova espécie de mamífero gigante foi identificada depois que pesquisadores investigaram ossos que foram mantidos por décadas em uma gaveta de um museu queniano.

A espécie, apelidada de “Simbakubwa kutokaafrika”, que significa “grande leão africano” em suaíli, percorreu a África oriental há cerca de 20 milhões de anos. A enorme criatura fazia parte de um extinto grupo de mamíferos chamado hyaenodonts.

A descoberta pode ajudar a explicar o que aconteceu com o grupo. “Baseado em seus enormes dentes, Simbakubwa era um hiper-carnívoro significativamente maior que o leão moderno e possivelmente maior que um urso polar”, disse o pesquisador Matthew Borths à agência de notícias AFP.

Em 2013, ele estava pesquisando no Museu Nacional de Nairobi, quando pediu para analisar o conteúdo de uma coleção chamada “hienas”. A mandíbula da criatura e outros ossos e dentes foram colocados lá depois de serem encontrados em uma escavação no oeste do Quênia no final dos anos 1970.

Borths se juntou a outra pesquisadora, Nancy Stevens, e em 2017 eles começaram a analisar os espécimes fósseis incomuns. Suas descobertas foram relatadas no Journal of Vertebrate Paleontology esta semana.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação