EUA ESPAÇO

SpaceX coloca em órbita satélite da Força Aérea dos EUA

EFE/ Robyn Beck

A companhia SpaceX lançou neste domingo desde Cabo Cañaveral (Flórida) um satélite com uma potente tecnologia GPS da Força Aérea dos Estados Unidos.

O satélite Global Positioning System III decolou desde uma plataforma do Complexo 40 da estação de Cabo Cañaveral a bordo do foguete Falcon 9 às 8h51 local (11h51, em Brasília), depois de quatro tentativas frustradas, a última delas no sábado e que teve que ser postergada por causa das más condições de tempo.

O satélite deve começar a orbitar duas horas depois do lançamento, de acordo com a companhia.

O lançamento do GPS III, o número 21 da SpaceX durante 2018, representa o primeiro que a firma privada desenvolve com as Forças Armadas dos EUA.

O GPS III, segundo a empresa, "oferece serviços de posicionamento, navegação e sincronização que respaldam operações vitais dos Estados Unidos e aliados no mundo todo".

Pela natureza da missão, nesta ocasião a companhia não vai recuperar uma parte do foguete para voltar a ser reutilizada, como fez em outras oportunidades ao fazê-lo aterrissar em uma plataforma colocada no oceano.

O lançamento de hoje concretiza-se após quatro tentativas frustradas ao longo desta semana, os dois primeiros ocorridos na terça-feira e quarta-feira passadas, que foram adiados para revisar os sensores do foguete Falcon 9, enquanto na quinta-feira e no sábado o alerta de tornados e os fortes ventos obrigaram a suspender os planos. EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação