VULCÃO ANAK KRAKATAU

Indonésia eleva risco de nova erupção de vulcão

Alerta foi elevado devido ao temor de um segundo maremoto no país (Foto: Twitter/Sutopo Purwo Nugroho)

A Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres da Indonésia (BNPB, em indonésio) elevou nesta quinta-feira, 27, o alerta de uma nova erupção do vulcão Anak Krakatau – que há quase uma semana entrou em erupção, provocando ondas gigantes que mataram pelo menos 430 pessoas.

A decisão de elevar o alerta, bem como ampliar a zona de acesso proibido após o desastre da semana passada, foi tomada diante do temor de que o país seja atingido por um segundo maremoto.

O porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, informou que o alerta para o risco de erupção subiu de 2 para 3, em uma escala que vai até 4. Além disso, o raio da área de acesso proibido em decorrência do desastre subiu de pouco menos de 2 quilômetros para 5 quilômetros do monte Anak Krakatau.

Há cinco dias, uma erupção do Anak Krakatau desencadeou o deslizamento de sua vertente sudoeste, que ao cair no mar gerou ondas gigantes que atingiram a costa oeste da ilha de Java e o sul da ilha de Sumatra.

Uma nova erupção, em pleno momento que as buscas por sobreviventes ainda estão em andamento, seria catastrófica. Além das centenas de mortos, ainda há pelo menos 50 pessoas desaparecidas, segundo a última atualização do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Mais de mil pessoas foram feridas na tragédia, que também deixou quase 12 mil desabrigados.Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação