Bunker para o “fim do mundo” ganha 20 mil novas espécies

O bunker conhecido como Svalbard Global Seed Vault, localizado no Ártico, recebeu recentemente amostras de mais de 20 mil plantas de diversos locais do mundo, incluindo a cevada japonesa, feijão brasileiro, o quiabo do Tennessee e o tomate-cereja americano.


O bunker já abriga cerca de 800 mil espécies da biodiversidade terrestres, estima-se que preservara cerca de 90% de todas as sementes conhecidas do mundo em caso de uma catástrofe global.

A estrutura, que custou 5 milhões de dólares e se estende por 125 metros no interior de uma montanha, é totalmente subterrânea e está localizada 1.000 ao norte da Noruega continental. O local foi escolhido estrategicamente por ser um lugar seguro contra possíveis alterações climáticas desencadeadas pelo aquecimento global ou outras causas.


O bunker ainda é capaz de proteger pessoas contra guerras nucleares, impactos de asteróides ou mudanças climáticas extremas. Eventualmente, o projeto pode servir como um repositório para quase todas as espécies de plantas utilizadas pelos humanos. [TheGuardian]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação