Computadores serão mais espertos que os seres humanos em 2029?

Ray Kurzweil, do Google, afirmou que dentro de 15 anos estaremos interagindo com computadores inteligentes – mais inteligentes do que nós mesmos, inclusive.


Tendo desenvolvido desde scanners de mesa até sintetizadores de texto-voz, o especialista em inteligência artificial previu em 1990 que um computador iria vencer o campeão mundial de xadrez em 1998, um feito que foi alcançado em 1997, quando o Deep Blue derrotou Garry Kasparov.

Agora, Kurzweil afirmou que até 2029, os computadores serão capazes de interagir conosco de modo muito mais “humano”. Reconhecimento de voz sofisticado, síntese de fala e processamento de linguagem natural darão origem a toda uma nova geração de máquinas capazes de fazer piadas, aprender com as suas experiências e se engajar em conversas diárias como uma pessoa real.

“Hoje, eu estou muito na mediana no que diz respeito ao que outros especialistas em inteligência artificial (AI ) pensam”, disse ele. “O público tem visto coisas como a Siri, onde você fala a um computador, e carros de auto-condução do Google. Minhas opiniões não são radicais.”

O Google contratou Kurzweil no final de 2012 para trabalhar no próximo grande avanço da empresa: um motor de busca de inteligência artificial que nos conhece melhor do que nós mesmos. [TheEconomist]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação