Cães e gatos podem enxergar em ultravioleta

Um gato fazendo coisas bizarras pode ser mais do que apenas loucura felina. O animal pode estar vendo coisas que os olhos humanos não conseguem ver.


Ao contrário dos humanos, muitos animais enxergam em ultravioleta, e um estudo sugere agora que os gatos, cães e outros mamíferos também podem. Saber se esses animais veem coisas invisíveis para os seres humanos pode lançar alguma luz sobre o comportamento dos animais, segundo os pesquisadores.

“Ninguém nunca pensou que estes animais podiam ver em ultravioleta, mas na verdade, eles podem”, disse o líder do estudo Ron Douglas, biólogo da Universidade de Londres, na Inglaterra.

A luz é composta por um espectro de cores. A luz visível (que os seres humanos podem ver) se estende do vermelho ao violeta. Sabe-se que muitos animais têm visão ultravioleta, incluindo insetos (como abelhas), aves, peixes, alguns anfíbios e répteis, e um punhado de mamíferos (como alguns ratos, toupeiras, marsupiais e morcegos).

As lentes dos olhos humanos bloqueiam a luz ultravioleta, mas em muitos animais, a luz ultravioleta alcança a retina, que converte a luz em sinais nervosos que viajam até o cérebro onde o sistema visual processa as informações.

A visão ultravioleta tem vários propósitos. As abelhas e outros insetos a usam para ver as cores ou padrões em plantas que podem guia-las para o néctar. Roedores a usam para seguir rastros de urina. E renas podem usar a luz ultravioleta para ver ursos polares, que, à luz visível, misturam-se com a neve. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação