Como, quando e onde surgiram os olhos azuis?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhagen localizou uma única mutação que surgiu com que o misterioso fenômeno dos olhos azuis. E todas as pessoas de olhos azuis são geneticamente relacionadas a uma única pessoa que viveu na região do Mar Negro em algum momento entre 6.000 e 10.000 anos atrás.


A pesquisa foi publicada no Journal of Human Genetics. Uma mutação em um gene chamado OCA2 surgiu cerca de 8.000 anos atrás. Ela foi definitivamente rastreada até um ancestral do Mar Negro.

Dr. Hans Eiberg afirma que antes deste tempo, todos os seres humanos tinham olhos castanhos. “Uma mutação genética que afeta o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um” interruptor “, que literalmente “desligou” a capacidade de produzir olhos castanhos”, disse Hans.

Quando os povos de olhos azuis da Jordânia, Dinamarca e Turquia foram examinados, a diferença genética foi rastreada até a linhagem materna, de acordo com a equipe de Eiberg.O pigmento da melanina marrom ainda é dominante. No entanto, após a última Era Glacial, os europeus desenvolveram essa mutação rara que os diferenciava do resto da raça humana.

Vale frisar que quase todos nós nascemos com olhos azuis por causa da quantidade de melanina que temos ao nascer. Bebês possuem pouca melanina, mas à medida que crescem a quantidade aumenta e os olhos escurecem. [TheMindUnleashed]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação