IMIGRANTES BRASIL - Senado aprova Projeto de Lei de Migração

O texto define os direitos e deveres do imigrante e do visitante no Brasil (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Na última terça-feira, 18, o Senado aprovou o projeto da nova lei de Migração, que visa substituir o Estatuto do Estrangeiro, adotado durante o regime militar. O projeto agora segue para sanção presidencial.

O texto define os direitos e deveres do imigrante e do visitante no Brasil, regula sua entrada, além de estabelecer normas de proteção ao brasileiro no exterior. Segundo o documento, a ação dos chamados “coiotes” será tipificada como crime. Os traficantes de pessoas podem pegar penas de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.

O projeto também acaba com uma série de restrições, presentes no Estatuto do Estrangeiro, como proibição de estrangeiros de participarem de manifestações políticas e sindicatos, de fazerem transmissões radiofônicas e de serem donos de aeronaves.

Já a moradia no Brasil é autorizada para quem for aprovado em concurso; beneficiário de refúgio, de asilo ou de proteção apátrida; para quem foi vítima de tráfico de pessoas, trabalho escravo ou de violação de direito agravada por sua condição de imigrante; ou para quem já tiver tido a nacionalidade brasileira. No entanto, a moradia pode ser negada por alguns motivos como, por exemplo, se a pessoa tiver sido expulsa do Brasil anteriormente ou se tiver praticado atos de terrorismo.Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

ELEIÇÕES 2024

O NATAL DE MADURO