ESTUDO SÂNDALO

Sândalo sintético pode ajudar a combater a calvície

A calvície afeta milhões de pessoas no mundo e vários estudos tentam tratamentos (Foto: Pixabay)

Um novo estudo apontou que o sândalo sintético, uma substância química que reproduz o perfume do sândalo em produtos cosméticos, pode reverter o processo da calvície.

Testes de laboratório com tecido do couro cabeludo mostraram que os folículos pilosos contêm receptores de cheiros, que reagem ao odor estimulando a principal proteína do cabelo a se multiplicar. Embora o experimento tenha sido realizado em laboratório, os cientistas entusiasmaram-se com o resultado promissor de um tratamento para a calvície.

“Esta é uma descoberta surpreendente”, disse o professor Ralf Paus, da Universidade de Manchester, Reino Unido, em entrevista ao jornal online The Independent. “É a primeira vez que se demonstra que a recuperação de um órgão do corpo humano, no caso o cabelo, pode ser feita por uma substância sintética usada em cosméticos.”

Os folículos capilares que circundam a raiz do cabelo contêm um sensor molecular chamado OR2AT4 estimulado, em geral, pelas moléculas odoríferas do nariz.

Embora só possamos sentir cheiros pelo nariz, os receptores na camada externa dos folículos pilosos reagem a certos aromas, como no caso do sândalo sintético.

Em um artigo publicado na revista científica Nature Communications, os pesquisadores escreveram que a exposição dos folículos capilares e de seus receptores OR2ATA ao sândalo sintético aumentou o crescimento do ciclo capilar e diminuiu a morte celular.

A calvície afeta milhões de pessoas no mundo inteiro e diversos estudos tentaram sem sucesso encontrar tratamentos. Mas de acordo com o professor Paus, a recente descoberta de sua equipe de pesquisadores poderá resultar em breve em um tratamento da calvície à base de sândalo sintético.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação