P.RICO MUDANÇA CLIMÁTICA

Ilha de Porto Rico pode desaparecer por mudança climática

À frente, a ilha de Palominito, que pode desaparecer por conta da mudança climática. EFE/Amigos Reserva Arrecifes Cordillera

Porto Rico pode perder a ilha de Palominito, uma referência para o turismo deste território do Caribe, que entrará para a história por causa da erosão e do aumento do nível do mar.

Ricardo Colón, oficial de uso de reservas naturais do Departamento de Recursos Naturais e Ambientais de Porto Rico, afirmou à Agência Efe que a ilha, famosa por ter servido de cenário para produções de Hollywood como Piratas do Caribe, perde superfície a cada ano, uma tendência que parece irreversível por causa da mudança climática.

A ilha, embora a maioria não possa identificá-la, chegou a muitas partes do mundo por meio de cenas gravadas para a quarta parte de Piratas do Caribe e no clipe Calypso, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, neste último caso já com amostras claras de declínio.

Palominito fica a cerca de 600 metros da ilha de Palomino, muito maior que a primeira e localizada no litoral de Fajardo, município do leste de Porto Rico.

Os hóspedes do hotel El Conquistador de Fajardo, um dos mais conhecidos de todo país, podem chegar em minutos a Palomino e Palominito, o que fez desta ilha e sua pequena ilhota uma referência turística durante décadas.

Por volta ano 2000, Palominito contava ainda com vegetação e até palmeiras que lhe davam um aspecto paradisíaco que atraiu a atenção de Hollywood, uma imagem que nos últimos anos passou a ser história, já que se transformou somente em uma pequena faixa de areia que, inclusive, chega a desaparecer de acordo com as marés e a época do ano.

"A areia se perde por causa do aumento do nível do mar", ressaltou Colón, para quem outros fatores como a passagem próxima das embarcações que ligam a ilha principal de Porto Rico com as de Vieques e Culebra não pode ser considerado um fato decisivo de deterioração, como tinha sido divulgado em alguns veículos de imprensa.

A erosão causadora da perda de areia é um processo motivado por eventos naturais tais como marés e furacões, segundo explicou o ecologista.

"O futuro é sombrio por causa da mudança climática, já que a mesma aumentará o nível do mar", ressaltou.Colón disse que algumas pessoas tentaram plantar árvores como forma de controlar a erosão, mas afirmou que estas acabaram finalmente na água por causa do vento, das ondas e da dificuldade para que possam sobreviver, quando abaixo de uma pequena camada de areia aparece imediatamente a água, o que torna impossível que desenvolvam raízes.

O funcionário disse que outro problema é que Porto Rico, cada vez com maior frequência, sofre com a passagem de furacões na temporada que compreende os meses de junho e novembro, porém, no resto do ano, sofre com os efeitos indiretos de tempestades nos Estados Unidos, cujas correntes também contribuem para a perda de areia.

Colón destacou que embora possa parecer difícil de acreditar, há somente 25 anos em Palominito havia uma vegetação de arbustos e palmeiras que dava cobertura, inclusive, para alguns seres vivos como lagartixas, uma paisagem que já virou história.

Na época, havia vegetação lenhosa e coqueiros, que davam um alívio contra o forte sol caribenho, lembrou.

Neste momento, no mês de setembro, devido a uma conjugação de marés altas e temperaturas elevadas da água, ocorre uma expansão que faz que a ilhota desapareça, embora com sorte em dezembro ela emergirá de novo.

Em 2012, Palominito sofreu com uma combinação do aumento do nível do mar, aquecimento da água e fortes ondas devido aos frentes frios do norte, o que deu um primeiro aviso do que poderia ocorrer no futuro.

Pouco depois, em 2015, houve um aumento do nível do mar que já havia afetado Palominito.

O eminente desaparecimento da ilhota chocou os moradores de Porto Rico, visto que trata-se de um lugar de referência para os que vivem e visitam esta ilha do Caribe.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação