EXPOSIÇÃO BRASIL

As primeiras escritoras do Brasil

Exposição acaba de ser prorrogada até o dia 3 de outubro (Foto: TV Câmara/Facebook)

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural da Câmara dos Deputados mostra a história das primeiras escritoras brasileiras e suas respectivas batalhas pelo direito de manifestarem suas ideias e terem seus trabalhos reconhecidos por escritores contemporâneos, críticos e público, além de suas próprias famílias.

A exposição “As Mensageiras: Primeiras Escritoras do Brasil” foi aberta à visitação em 12 de setembro e acaba de ser prorrogada até o dia 3 de outubro. O nome da exposição é uma alusão ao periódico “A Mensageira: revista literária dedicada à mulher brazileira”, que circulou em São Paulo de 15 de outubro de 1897 até 15 de janeiro de 1900, numa época em que o nome “Brasil” ainda se escrevia com “z”.

Periódicos como “A Mensageira”, “O Sexo Feminino”, “O Jornal das Senhoras” e “A Família”, entre outros destinados às mulheres, incentivaram a criação autoral feminina na época, despertando um feminismo iniciante, e a consciência das mulheres para a necessidade de conquistarem seus direitos relacionados à educação, sexualidade, profissionalização, divórcio e voto.

A exposição atual faz parte da série “Histórias não contadas”, que resgata a memória de fatos históricos que foram omitidos e desprezados pela história oficial. Entre as escritoras homenageadas na exposição estão Nísia Floresta, Maria Firmina dos Reis, Emília Freitas, Júlia Lopes de Almeida e Carmem Dolores. Conheça abaixo um pouco da história dessas escritoras pioneiras.Câmara dos Deputados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação