EUTANÁSIA EM ANIMAIS

Veterinárias dos EUA investem em despedidas menos traumáticas

Clínicas dos EUA se adaptam para tornar adeus menos traumático (Foto: Wikimedia)

Em dezembro, a rata de estimação de Chelsea Lincoln, Juniper, ficou gravemente doente com câncer. Embora tristíssima, Chelsea decidiu terminar o sofrimento de Juniper.

Em vez de levar seu animal de estimação para uma clínica veterinária comum, Chelsea e seu companheiro, Rand Ryherd, ambos de Hillsboro, Oregon, optaram por levar Juniper para o DoveLewis Emergency Animal Hospital, em Portland, uma clínica com um atendimento especial para eutanásia de animais. Eles entraram em uma sala com sofás macios, quadros repousantes e um tapete de pelúcia. Chelseae Rand despediram-se de Juniper, depois chamaram o veterinário pelo interfone.

A maioria dos donos de animais nos EUA sacrifica os animais doentes em clínicas veterinárias, que são menos caras do que o atendimento em casa. Mas com o aumento da procura de veterinários que fazem a eutanásia em casa, as clínicas sofisticaram seus serviços para atender os clientes.

Há dez anos, as clínicas veterinárias começaram a discutir e a trocar ideias sobre as formas de “tornar a experiência da eutanásia menos traumática”, disse Kathleen Cooney, que administra uma clínica dedicada a acolher animais com doenças em fase terminal e fazer eutanásia em sua fazenda em Loveland, Colorado.

Algumas clínicas veterinárias organizam a cremação dos animais e aceitam o pagamento antecipado. Assim, os donos não precisam se preocupar em assinar documentos ou preencher cheques ao chegarem à clínica.

A Nunda Veterinary Clinic, em Nunda, no estado de Nova York, recebe os visitantes à luz de velas. Um cartaz na recepção pede que as pessoas falem em voz baixa, enquanto os donos se despedem de seus animais queridos.

A sala da clínica é “pintada com uma cor verde suave”, disse a proprietária e veterinária Ailsa Emo. “Assemelha-se à sala de estar de uma casa. Tem um sofá de couro muito confortável e um abajur na mesa ao lado, em vez de uma luz fluorescente desagradável”.

Com a ajuda de um decorador, Dawn Wilcox, gerente da East Valley Animal Clinic, em Apple Valley, Minnesota, escolheu cores suaves para as cortinas da sala de eutanásia. Além disso, a sala tem uma poltrona confortável onde os donos podem segurar seus animais de estimação no colo.

Clínicas como DoveLewis e Nunda Veterinary Clinic também oferecem lembranças para os clientes, como desenhos de uma pata de cachorro ou de gato, ou uma orelha de um coelho. Os clientes também podem levar para casa um tufo do pelo do animal ou sua coleira.

Na clínica de DoveLewis, assim que termina a eutanásia, os donos de animais podem sair por uma entrada nos fundos do prédio, com um jardim, bancos e uma fonte de pedra. “É uma maneira de preservar a intimidade deles nesse momento de profunda tristeza”, disse a veterinária Enid Traisman.

Esse ambiente especial, com entradas privativas, salas com uma decoração aconchegante, música suave, entre outros detalhes está fazendo sucesso nas clínicas veterinárias dos EUA.Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação