RANKING MUNDIAL

Universidade de Oxford é eleita a melhor do mundo

Principais universidades do mundo ficam no Reino Unido e nos Estados Unidos (Foto: Oxford University

A Universidade de Oxford, do Reino Unido, foi eleita a melhor instituição de ensino superior do mundo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, 26, no relatório anual Times Higher Education (THE). No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) se manteve na primeira colocação dentre as brasileiras listadas.

As dez melhores universidades do mundo estão todas localizadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. A Universidade de Oxford é seguida, por Cambridge – também no Reino Unido -, Stanford, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos.

No ranking das dez melhores universidades do mundo, apenas a Universidade de Yale não figurava na lista no ranking 2018, divulgado em 2017. No ano passado, a instituição estava na 12ª colocação. O MIT, que hoje é a quarta melhor universidade do mundo, ocupava a quinta posição em 2017.

Enquanto isso, o Instituto de Tecnologia da Califórnia estava empatado com Stanford na terceira posição em 2017, enquanto no ranking atual caiu para a quinta colocação. A Imperial College London também teve uma piora em relação ao ranking do ano passado, passando da oitava para a nona posição. Já a Universidade de Chicago estava em nono lugar no ano passado, caindo para a décima posição em 2018.

Para o estudo, foram analisados a qualidade de ensino, o volume de publicação de pesquisa, citações em artigos científicos, projeção internacional e a troca de conhecimento com outras instituições.

O ranking lista de forma individual as 200 melhores universidades. A partir da 200º colocação, elas são dispostas em grupos de 50 até a 300º colocação, quando passam a ser divididas em grupos de 100.

Brasil

Nenhuma universidade brasileira figura entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP), que está entre as posições 251 e 300.

Em seguida, está a Universidade de Campinas (Unicamp), que se encontra entre as posições 401 e 500. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro (RJ), que vão de terceira a sétima posição, respectivamente, estão em posições entre os números 601 e 800.

Por fim, fechando o ranking das dez melhores universidades do Brasil, aparecem, respectivamente, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que se encontram entre as posições 810 e 1000 no ranking global.

A PUC-Rio foi a única instituição de ensino superior privada a figurar no ranking das dez melhores universidades do país. A tabela foi quase que completamente ocupada por instituições federais de ensino. Ademais, a região sudeste foi a que mais apareceu, com sete universidades entre as dez listadas no ranking.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação