UE MAIS TRANSPARÊNCIA

Airbnb se compromete a se adequar às regras da UE

Empresa terá de informar sobre taxas adicionais que podem alterar o preço final (Foto: Flickr/Open Grid Scheduler)

A plataforma online de hospedagem Airbnb se comprometeu a ajustar, até o final deste ano, seu serviço às exigências feitas pela Comissão Europeia em matéria de defesa ao consumidor.

O compromisso foi anunciado na última quinta-feira, 20, em um comunicado à imprensa divulgado pela comissão. O ajuste anunciado pela Airbnb atende à pressão feita pela Comissão Europeia por mais transparência por parte da plataforma.

A partir de agora, a Airbnb terá de se tornar mais transparente na apresentação de preços, informando aos consumidores sobre taxas cobradas por serviços que podem alterar o preço final da hospedagem, bem como informar aos consumidores se um anfitrião é particular ou profissional.

Tais informações devem ser dispostas no site da Airbnb em todos os idiomas falados na União Europeia (UE). O não cumprimento de todas as medidas exigidas pela comissão é passível de punição por órgãos reguladores da UE.

No comunicado, a comissária Vera Jourová exaltou a decisão da Airbnb e chamou atenção para a necessidade de proteção ao consumidor, tanto offline quanto online. Ela também ressaltou que a pressão contra a Airbnb faz parte de uma iniciativa mais ampla de escrutínio a empresas de tecnologia que atuam na União Europeia.

“Os atores online revolucionaram a forma como viajamos, buscamos acomodações e aproveitamos os feriados. Mas eles também precisam cumprir totalmente as regras e assumir a responsabilidade quando as coisas dão errado. Os consumidores da UE têm direitos tanto offline quanto online. Eu saúdo a disposição da Airbnb em fazer as mudanças necessárias para garantir a total transparência e compreensão do que está sendo pago pelos consumidores. Esta ação é parte de uma ação mais ampla de proteção aos consumidores online. Por isso, nós propomos reforçar as normas de proteção no Novo Acordo para os Consumidores alguns meses atrás”, disse Jourová, em referência a um pacote proposto em abril deste ano pela comissão, que visa ampliar a proteção ao consumidor na UE.

A Airbnb não é a única empresa de tecnologia na mira da Comissão Europeia. O órgão vem travando um verdadeiro embate contra empresas de tecnologia por conta medidas que ferem o direito do consumidor. Em julho deste ano, por exemplo, a Google foi multada em 4,3 bilhões de euros – a maior já aplicada contra a empresa – por violar as regras de livre concorrência da UE. Segundo a comissão, a Google impôs restrições ilegais a fabricantes de smartphones para consolidar a dominância de seu mecanismo de busca, o Google Search. Além disso, a União Europeia vem apertando o cerco contra o uso ilegal de dados por parte de redes sociais, como Facebook, e elaborando propostas para aumentar a proteção dos dados pessoais na internet.CNN

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