PERÍODO NEOLÍTICO

Arqueólogos descobrem um dos povoados mais antigos do Egito

As escavações começaram em 2015 (Fonte: Reprodução/Egyptian Ministry of Antiquities)

Uma equipe de arqueólogos egípcios e franceses descobriu um dos povoados mais antigos do Egito datado do período Neolítico, que se estendeu de 7000 a.C. a 2500 a.C.

O Ministério de Antiguidades egípcio anunciou a descoberta desse povoado em Tell el-Samara, na província de Dakahlia, ao norte do Cairo, em uma mensagem postada no Facebook.

A equipe de arqueólogos comunicou que havia encontrado ossos de animais, plantas, fragmentos de cerâmica e utensílios de pedra polida no local. Essas descobertas permitiram que a equipe calculasse que o povoado existira por volta de 5000 a.C., 2.500 anos antes do início da construção da Grande Pirâmide de Gizé, uma das pirâmides mais antigas e famosas do Egito.

O chefe da equipe de arqueólogos, Frederik Geo, disse que as escavações haviam começado em 2015 e que a descoberta possibilitaria que especialistas conhecessem mais a vida e os costumes das comunidades que “viveram no delta do Nilo milhares de anos antes da primeira dinastia , o período de unificação do norte e do sul do país pelo rei Mina”.

No início deste ano, a descoberta em Alexandria por arqueólogos egípcios de um enorme sarcófago de granito foi noticiada nas manchetes de jornais do mundo inteiro.

Desde a Primavera Árabe em 2011, a instabilidade política e a queda do turismo, que já equivaleu a mais de 11% do PIB, têm prejudicado o crescimento econômico do Egito.

Mas o governo acredita que a rica herança cultural do país irá atrair mais turistas depois da inauguração do Grande Museu Egípcio prevista para o final deste ano. A construção imponente, com 168 mil metros quadrados e com um custo de mais de US$ 1 bilhão, será o maior museu de arqueologia do mundo dedicado a uma única civilização.CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FORÇAS ARMADAS

O CARA QUE SE ACHA..SEM NUNCA TER SIDO!